Ministro da Defesa Nacional Visita Fragata Francesa "Ventose".

2012-08-21

Ministro da Defesa Nacional Visita Fragata Francesa "Ventose"

ministro3O Ministro da Defesa Nacional visitou, no período da manhã do dia 20 de Agosto de 2012, a fragata da Marinha Francesa «Ventôse», a convite da Embaixada da França e do Comandante do navio, Capitão de Fragata Matthieu Douillet.


A visita deste navio enquadra-se na cooperação entre os dois países no domínio da Defesa, da qual se destacam, entre outras actividades, o patrulhamento da ZEE de Cabo Verde, os exercícios conjuntos com a Guarda-Costeira e a Guarda Nacional e a formação de quadros nas escolas militares francesas. Os Exercícios realizados no período de 16 a 17 de Agosto foram muito importantes para as nossas Forças Armadas e permitiram a troca de experiências em vários domínios técnicos e operacionais entre a Guarda Costeira de Cabo Verde e a Marinha Francesa.

 O Sr. Ministro da Defesa Nacional teve a oportunidade de reiterar a importância do país em poder beneficiar da presença de navios das Forças Armadas de países amigos no patrulhamento marítimo conjunto, no combate à criminalidade organizada e ao tráfico de estupefacientes e outros.
A “VENTOSE” é a quarta unidade da série de seis fragatas de vigilância da marinha francesa construído pelos estaleiros Atlântico em Saint-Nazaire e Lorient.
A Fragata «Ventôse» tem sido utilizada, desde de 2001, no combate ao tráfico de estupefacientes no mar, tendo em 16 operações no Oceano Atlântico aprendido mais de 19 toneladas de cocaína em diversos tipos de embarcações.

PORTAL DO MINISTERIO DA DEFESA NACIONAL | DESIGN E CONCEPCAO PRIME