Jaime Mota albergará o futuro Ministério da Defesa Nacional e o Museu Militar.

Jaime Mota albergará o futuro Ministério da Defesa Nacional e o Museu Militar

2012-11-09

                                                                

Jaime-MotaO Ministério da Defesa Nacional decidiu que o Quartel Jaime Mota será destinado ao Museu Militar e instalações para o Ministério da Defesa  Nacional, conferindo dupla utilidade ao histórico edifício, designadamente como um dos pilares da Rede dos Museus Nacionais e sede de um dos  Ministérios de soberania.

 

A localização do Quartel Jaime Mota numa zona histórica e emblemática da capital, o seu valor patrimonial, o seu simbolismo junto das Forças Armadas e a sua conservação constituem justificações mais que plausíveis para essas medidas.
O «Forte da Praia» é um dos monumentos históricos mais antigos da cidade da Praia, tendo assistido grande parte da evolução do centro histórico da capital. O seu enquadramento junto a edifícios de grande valor patrimonial, tais como: a Sé Catedral, a Câmara Municipal, o Palácio da Presidência, o Palácio da Justiça, entre outros, atribui-lhe um valor adicional importante que o Ministério da Defesa Nacional e as Forças Armadas pretendem dignificar e devolver como presente a todos os cabo-verdianos em geral e aos praienses em particular.

 

A intervenção no Quartel deverá ser pautada de modo a conciliar a utilidade requerida com a preservação da fachada histórica e da estrutura original em forma de ferradura, típica dos fortes portugueses do Sec. XIX. Toda a aérea deverá merecer um tratamento especial, devendo a zona do cruzeiro, ser assumido como um miradouro por excelência integrando um eventual percurso pedonal, assim como a arquitectura do edifício deverá harmonizar, numa perspectiva histórica, com a Cruz e os canhões existentes nessa zona.
Todo o património deverá ser também tratado nas valências sociocultural e económica, com o compromisso de reabilitar e mantê-lo, retro alimentando desta forma a memória colectiva e dinamizando a vivência pública do local com o incremento de actividades diversas.

PORTAL DO MINISTERIO DA DEFESA NACIONAL | DESIGN E CONCEPCAO PRIME