Biográfica

Uma vida, uma história.

Nota Biográfica da Ministra de Estado, da Defesa Nacional, da Coesão Territorial e Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares da República de Cabo Verde, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis

ministra_colored

Dra. Janine Tatiana Santos Lélis, nasceu a 20 de janeiro de 1974. É natural da freguesia de Nossa Senhora das Dores, Concelho da ilha do Sal. É casada e mãe de dois filhos.

É licenciada em Direito e pós-graduada em Direito das Empresas e do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi assessora jurídica do Secretário de Estado da Juventude e Desporto e exerceu as funções de Jurista da Transportadora Aérea de Cabo Verde – TACV.

Advogada de carreira, foi também Membro do Conselho Fiscal da Ordem dos Advogados de Cabo Verde.

Dra. Janine Tatiana Santos Lélis iniciou funções públicas de deputada como eleita municipal, pelo Grupo Independente para Mudança e Desenvolvimento do Sal (GIMS em 2004) tendo sido Líder da Bancada até 2008.

Em 2006 foi eleita Deputada Nacional pela lista do Movimento para a Democracia-MpD, pelo círculo eleitoral do Sal, tendo sido Membro da Comissão Especializada de Assuntos Jurídicos e Constitucionais e tendo presidido uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Foi também Deputada pelo Parlamento Africano, Membro do Comité de Justiça do Parlamento Africano e Vice-presidente da União dos Jovens Parlamentares Africanos.

A nível partidário, desde 2014 até então, é Vice-Presidente do Movimento para a Democracia-MpD.

No Governo da IX Legislatura, abril de 2016 a maio de 2021, foi Ministra da Justiça e Trabalho de Cabo Verde.

Atualmente, além de ser a Ministra de Estado, da Defesa Nacional, da Coesão Territorial, também é a Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares de República de Cabo Verde.