Mensagem

MENSAGEM
Bem-vindo ao portal do Ministério da Defesa Nacional.

Nos dias que correm, caro Internauta, constitui um imperativo o recurso às tecnologias de informação e comunicação quando se pretenda apostar no desenvolvimento de qualquer organização e fazer com que ela alcance, com êxito, os seus objectivos.
Com naturalidade, aquelas e, particularmente, a internet, vêm exigindo e contribuindo para a promoção de mudanças rápidas de comportamento, não apenas do cidadão como, igualmente, das instituições, tanto públicas como privadas.

Neste quadro, também o próprio Ministério da Defesa Nacional, enquanto departamento governamental responsável pela coordenação da execução da política de segurança nacional e pela preparação, coordenação e execução das políticas em matéria de defesa nacional, não é poupado, principalmente se se tiver presente muitos dos seus propósitos.

Devo aqui recordar que a Constituição da República define a defesa nacional como a disposição, integração e acção coordenadas de todas as energias e forças morais e materiais da Nação face a qualquer forma de ameaça ou agressão, tendo por finalidade garantir, de modo permanente, a unidade, a soberania, a integridade territorial e a independência de Cabo Verde, a liberdade e a segurança da sua população, bem como o ordenamento constitucional democraticamente estabelecido.

No entanto, a contribuição do cidadão neste processo só será válida e consequente se for consciente e activa, resultado de um profundo conhecimento dos objectivos da defesa nacional e da assumpção dos seus deveres e responsabilidades para com o colectivo.

Torna-se, pois, necessário sensibilizar, consciencializar e promover o engajamento dos cabo-verdianos nas questões da defesa nacional e, consequentemente, na dignificação e preservação da Pátria cabo-verdiana.

Com a criação de uma página do Ministério da Defesa Nacional na internet, enquanto veículo privilegiado de contacto, é nosso desejo facultar um vasto leque de informações e esclarecimentos, visando a sensibilização para a temática da segurança e defesa nacional, o estreitamento do vínculo entre as instituições da defesa e a sociedade civil e, por que não?, promover a cidadania, os valores éticos e o fortalecimento do sentido patriótico, mormente junto dos mais jovens.

Acredito, pois, que a interacção, através desta página, será muito mais fácil e natural, bem como, certamente, com melhores resultados no contributo para a formatação de uma opinião pública cabo-verdiana esclarecida e participativa nestas questões que aqui constituem o cerne da atenção. Que o presente portal represente um instrumento útil e possa satisfazer todos os que a ele acedam, tal é o nosso propósito.

Um forte bem haja.

O Ministro

Jorge Homero Tolentino Araújo
PORTAL DO MINISTERIO DA DEFESA NACIONAL | DESIGN E CONCEPCAO PRIME